segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VIII- Ilhas Britânicas - Londres

A entrada em Londres se transcorreu sem maiores transtornos. No aeroporto fomos recebidos por duas guias facilitadoras locais, uma espanhola que ficou com o grupo carioca e uma mineira, falsa loira, que se revelou de uma ineficiência total. Durante todo o traslado entabolou conversa com as viajantes de Belo Horizonte e não se dispôs a dirigir quaisquer informações aos demais viajantes.
Chegamos ao hotel Holliday Keysington e a guia espanhola tomou a iniciativa de todas as providências.
O hotel foi uma bela surpresa. Excelente localização, num dos principais bairros da capital londrina, tinha apartamentos amplos, confortáveis, com todas as comodidades: TV a cabo, refrigerador,secadora e ótimo banheiro. Este inclusive dotado de varal que nos convidava a manter nossas camisetas,meias e roupas íntimas sempres limpas. As instalações comuns do hotel também era ótimas, principalmente os refeitários, pool aquático,pub, bares, sauna, salão de beleza, lojas, internet, salões de conferências e demais comodidades. Os encarregados dos serviço de portaria e os camareiros também eram gentís e muito competentes.
Referência especial ao excelente café da manhã, sistema buffet,muito variado, recepcionado por simpáticas atendentes de origem oriental. Aliás no hotel, como em toda Londres, lojas, casas de câmbio, hotéis, restaurantes, bares,etc, são mantidos por funcionários de outras nacionalidades, notadamente, indianos,paquistaneses,norte-africanos, caribenhos, indonésios, etc. Parece que os ingleses não se dispôe a executar trabalhos subalternos.
O hotel de origem americana, parece manter sempre lotação total e chama á atenção as tripulações das aeronaves de várias empresas que alí costumam se hospedar.A se registrar a faixa etária dos comandantes,equipe técnica e comissárias, algo avançadas.
Instalados, de banho tomado, embora bastante cansados,resolvemos fazer uma volta de reconhecimento pelo bairro. Constatamos ser uma região com muitos e bons hotéis, de várias bandeiras e com instalações em estilo vitoriano ou georgiano, não muito altas, mas de arquitetura muito bonita.Neste aspécto nosso hotel destoava com sua imponente estatura.
A cerca de 200 metros chegamos na área comercial do bairro Keysington com muitos bares, restaurantes, lojas e casas de câmbio. Numa pracinha, Irene se deparou com extravagante senhora judia que distribuia milho para uma multidão de pombos que a rodeava. Após uns bons 15 minutos de esquisíta conversação, consegui que Irene se dispusesse a prosseguir o passeio.
Á poucos metros dalí se situa a estação do "underground", metrô, estação Gloucester e ao lado uma espécie de shooping center, com restaurantes, lojas, cafés, bares, farmácia e casas de câmbio e mais para a esquina uma loja da famosa rede Boots, considerada uma das mais populares de Londres.
Do outro lado da rua, cheia de restaurantes e lanchonetes, chamou-me á atenção uma loja da rede Kentucky Fried Chicken, para mim de saudosa memória, já que o estabelecimento da Avenida Paulista, que costumava frequentar, fechou suas portas.Fã do frango frito na mesma, carro chefe da rede, convenci Irene e me deliciei com farto consumo daquela iguaria.
A seguir, prosseguimos nosso passeio e retornamos ao hotel, pois o cansaço era grande.
Na manhã seguinte, antes de sairmos para o "city tour" programado, resolvemos conhecer outras ruas do bairro,e nos deparamos com bonita igreja, bastante antiga.
Na hora marcada para a saída do passeio, inesperado incidente atrasou nossa partida. A porta principal do hotel tinha o sistema giratório e era bastante rápida, sendo que uma senhora do grupo ficou presa, caiu e fraturou a clavícula.Imediatamente socorrida por membros do grupo e do hotel, principalmente por jovem médica, a mineira de Belo Horizonte, foi encaminhada a hospital para a devida assistência.
Nosso guia Dalmo se encarregou de acompanhá-la. Para substitui-lo no tour foi contratado guia local, um espanhol que se revelou bastante competente.Como curiosidade registre-se que como todo espanhol, costumava dizer o nome dos reis, políticos e figuras da história traduzidos para seu idioma pátrio.Assim o principe Charles era Carlos, Edward, Eduardo, a rainha Elizabeth, Izabel,Diane, Diana, Mary Stuart, Maria Estuarto e assim por diante...
O tour foi bem interessante e passamos pela área histórica, pela medieval,parques e os principais pontos turísticos da cidade, como a Torre de Londres,o Tãmisa, a Prefeitura,a Trafalgar Square, a famosa Harrods ( recentemente vendida pelo pai do ex-noivo da princesa Diane, Dodi) museus, a catedral de Saint Paul, local do casamento de Charles e Diane, o Parlamento, com o famoso Big Ben. Na verdade o famoso relógio, cuja réplica em tamanho menor, vemos na estação da Luz em São Paulo, ficou conhecido como Big Ben, sendo que o sino dentro do parlamento é que recebe esse nome.
Visitamos também a famosa roda gigante, a Catedral de Westminter e o Palácio do mesmo nome, onde assistimos a famosa troca da guarda, juntamente com uma multidão de turistas de todos os matizes e nacionalidades.
O grupo no final do passeio foi deixado na Oxford Street e suas poderosas lojas.
Em nosso retorno atravessamos o Hyde Park e o Green Park e retornamos ao hotel passando pela avenida em que estão situados os principais museus da capital londrina e várias embaixadas de países exóticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário