terça-feira, 16 de novembro de 2010

V- Ilhas Britânicas- Donde estan las palomas blancas?

Marca registrada de minhas viagens é o encontro com alvas pombas nos lugares mais aprazíveis por onde passo. Nas Ilhas Britânicas não foi diferente. Logo na chegada em Londres, após nos instalarmos, decidimos dar uma volta de reconhecimento pelo bairro de Keysington.
Após poucas quadras percorridas, chegamos numa pracinha perto da estação do "underground", como é chamado o metrô londrino, Gloucester. Alí uma senhora de aspecto incomum distribuia milho para esfomeados pombos que se aglomeravam em seu redor, com grande alarido. Isso foi suficiente para enternecer Irene, que entabolou interminável conversa com a esquisita senhora, num misto de mímica e inglês peculiar. Após nos livramos do insólito diálogo prosseguimos em nosso passeio.
Na manhã seguinte em nosso "city tour" passamos por várias locais em que revoadas de pombos faziam sua agitação habitual.
O mesmo aconteceu pelo resto da viagem, em especial na surpreendente Glasgow, em cuja praça principal, em que se vislumbram em locais de destaque, estátuas dos grandes vultos da história e literatura do país, nos encantamos com a descoberta que pousadas nas cabeças dos heróis, descansavam imponentes, pombas e outras aves regionais.É um espetáculo curioso e ao mesmo tempo divertido.
No final da viagem constatamos que as "places" parisienses é local de encontro dessas "columbas" romanas, como aliás é característica da famosa Praça de São Marcos, em Veneza.
Desde tenra idade costumei me encantar com essas avezinhas em minha bucólica cidade natal, mais tarde na adolescência as admirava da janela do apartamento da Praça da Biquinha em São Vicente, onde centenas de pombas arrulhavam em seu constante jogo amoroso.
Em meus passeios matinais no Parque da Aclimação eram as pombas uma das atrações principais,e fruto da alegria da pequena Vivian.
Desde os primordios da civilização elas ocupam lugar especial nos corações e mentes da pessoas e a famosa pomba branca com seu raminho no bico, é considerada o "Símbolo da Paz".
O rico cancioneiro mexicano eterniza sua louvação na famosa canção, cuja primeira estrofe começa com o famoso verso: " una paloma blanca...".
Porém, de repente, não mais que de repente, comecei a constatar que as pombas brancas estão desaparecendo da face da terra e foram sendo substituídas por pombas cinzas, negras ou rajadas.
Será fruto da evolução das espécies que substituiu as alvas pombinhas por uma espécie mais forte, para enfrentar a crescente poluição que infesta e inferniza nossas vidas?.
Ou será que a Pomba da Paz se retirou revoltada com a crueldade dos homens, ávidos de conquistas pessoais que só pensam em corrupção, conflitos bélicos e prejudicar seus semelhantes?.
Não sei.
Apenas constado entristecido os fatos e no ãmago de meu ser, pergunto saudoso:
"Donde estan las palomas blancas?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário