sexta-feira, 19 de novembro de 2010

VI-Ilhas Britânicas-Encontros nostálgicos

Viagens são excelentes oportunidades para nos confrontarmos com lembranças armazenadas nos mais ocultos rincões de nossa mente
Às vezes acontecimentos fortuitos servem de estopim para lembranças de fatos ocorridos, que de outra forma permaneceriam desapercebidos.
Assinante da TV por assinatura há algum tempo, descobrí que o canal 141 da NET que hospeda a emissora étnica TV 5, Francês para a América Latina, com programação francesa, canadense e belga, passou a apresentar parte de sua programação legendada,principalmente no horário das 20,30 hs. (21,30 no horário de verão).
São ótimos documentários como os "Des racine et des ailles" em que são retratadas regiões da França e das antigas colonias africanas, excelentes séries que nos abstraem das mesmices americanas ou filmes cuja tematica em geral são os antigos, onde revemos Jean Paul Belmondo, Jeam Gabin, Caterine Deneuve, etc. e outros com temas em que se abordam histórias da França clássica, das guerras mundiais e a heróica resistência ou assuntos atuais, como os conflitos com as antigas colonias e seus emigrantes.
Dias atrás vendo o filme " A idade do lobo" em que a personagem, uma mulher algo acima do peso, se vê apreensiva com seu marido, ainda em boa forma e pronto a dar algumas "escapadas". Profissionalmente nossa heroina trabalha numa TV num programa de entrevistas e numa delas participa a antiga estrela italiana, Claudia Cardinalli, ainda muito bonita e exuberante, apesar de setentona.
Logo me veio á mente o "city tour" de Paris efetuado quando de minha recente viagem ás Ilhas Britãnicas, com "grand finale" na Cidade Luz.
Nosso guia era um pitoresto personagem, carioca,de meia idade, cabelos com uma cor indefinida entre roxo e vermelho, que se esmerou em nos mostrar em detalhes, os encantos da cidade.
Passando por uma esquina nos chamou atenção, para um edifício bem típico, onde no primeiro andar mora há alguns anos a bela diva, Claudia Cardinalli, uma das musas do cinema italiano, do pós guerra. Contou que a mesma costuma ficar na sacada do apartamento e acena para os fãs que costumam chamá-la, de forma bastante simpática e receptiva.Contou ainda, que frequentemente é vista fazendo compras na região e atende aos pedidos de autógrafo com muita solicitude.
Outro local mostrado que nos trouxe antigas reminiscências foi o famoso Teatro Olimpia, onde alguns artistas brasileiros se apresentaram, fatos divulgados de forma eufórica por nossa imprensa. Lembro-me do destaque das notícias da década de 50 quando a cantora Marlene, ali se apresentou e mais tarde Ellis Regina na década de 80 ou ainda do baiano Gilberto Gil. No ótimo documentário sobre os Dzi Croquetes, recentemente exibido, uma das atrações principais foi a temporada dos mesmos naquele teatro.
Pelo exposto, reforço a tese de que viagens são intrumentos para nos trazer á mente antigas lembranças de fatos e pessoas há muito guardados em nosso sub-consciente e que súbito afloram de forma a atingir nossa sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário