quinta-feira, 14 de maio de 2009

o emissário de Deus

Na década de 60, dos anos 1900, um pastor escritor, americano, conseguiu grande notoriedade por livros de auto-ajuda, que escreveu e vendia aos milhões, no mundo todo.Seu nome era Norman Vincent Pearle e em sua obra principal, O Poder do Pensamento Positivo, expunha sua teoria baseada no poder da mente, quando empregada com sabedoria e para o bem comum.
Pregava que todo ser humano tem potencial para grandes realizações, desde que utilize sua mente com força e pensamento , naquilo que queira conseguir, sem negativismos.
Para alcançar ser objetivos o homem deve ter objetivos claros e salutares e lutar firmemente para conseguí-los.
Norman teve muitos seguidores e muitos outros autores, apoiaram suas teorias, através de numerosos títulos, que inundaram as livrarias.
Para minha surpresa, que aprendí a admirar seus escritos, soube recentemente num programa de TV, que Norman, velho, doente e cansado, há algum tempo, deu termo á sua vida.
A base de sua teoria, entretanto prosperou e surgiram autores, psicólogos, religiosos
que seguiram esses preceitos no sentido de através do poder do pensamento, se alcançar desejos e realizações.
Doutrinas como a da Neurolinguística, ou de Igrejas como a Messiânica, Sheicho e outras, tem seus preceitos baseados na força do homem que aje positivamente, com fé e energias derivadas do poder da mente.
Mais recentemente, uma escritora australiana, Rhonda Byrne, publicou um livro, " O Segredo", com ideias semelhantes, que logo se tornou um "best seller" mundial, vendendo milhões de exemplares. Para a realização de filmes calcados no livro e a elaboração de uma continuação do mesmo, foi um passo, com o mesmo sucesso.
Alguns pastores americanos, evangélicos, como Billy Grahan,ligaram os preceitos do poder do pensamento positivo a princípios cristãos e aumentaram seus "rebanhos" de forma estratosférica e logo surgiram vários seguidores.
Descobriram então o poder de comunicação da televisão e se transformaram verdadeiros pastores virtuais.Alguns deles inclusive ultrapassaram fronteiras e passaram a apresentar seus cultos para outros países, primeiro via tapes e depois, direto, via satélite. Essas igrejas cresceram e prosperaram graças aos imensos donativos que lhe eram ofertados na forma de dízimos, contribuições espontâneas e vendas de livros, discos e outras campanhas. No Brasil o mais famoso deles foi Rex Humbard, que com sua família, jovem e bonita, grangeou muitos simpatizantes.
A Lei brasileira é muito branda na fundação de novas igrejas. Basta ter um estatuto registrado, um local para cultos, uma denominação sugestiva e responsáveis com bons conhecimentos da palavra da Bíblia e está formada uma nova igreja, apta a pregações e a angariar fundos para seu funcionamento e consequente crescimento.Isso sob as benesses da Lei que isenta as igrejas do pagamento de impostos.Se existe fiscalização ela é tênue.
Logo, alguns desses religiosos que se auto denominam com uma série de títulos, como, pastores, missionários,apóstolos,bispos,até emissários de Deus, sabedores que nosso povo é bastante crédulo e carente, passaram a realizar "milagres" em suas pregações, valendo-se dos princípios do poder da mente, da fé e da influência da sugestão entre seus crentes.Não quero entrar no mérito da desconfiança de muitos acerca da veracidade, de muitas dessas curas, efetuadas.
Em cerca de 30 anos, após o surgimento dessas igrejas, milhões de pessoas, ávidas de conseguirem curas para suas doenças físicas, espirituais e alcançarem graças como melhoria financeira e sentimental, passaram a frequentá-las e alimentarem seus patrimônios com o pagamento de dízimos, compra de livros, discos e a participar em toda a espécie de campanhas.Seus adéptos, inclusive, são facilmente reconhecíveis pois adotam um vocabulário peculiar, usando palavras específicas como orar, louvar, etc.
Algumas dessas igrejas cresceram de forma assustadora; compraram horários em rádios, jornais e televisões ( inclusive formaram redes nacionais) e passaram mesmo a ter influência política, uma vez que instaram seus fiéis, a votarem em candidatos de seus quadros.
Em seus programas de televisão, alguns desses pastores, realizam dezenas de "milagres" diariamente, muito mais do que o verdadeiro Cristo, efetuou em toda sua trajetória na terra.
Algumas cresceram tanto que se transformaram em potências internacionais, funcionando em dezenas de países, nos cinco continentes.
Li nos jornais recentemente, que um desses fundadores de Igreja, bastante próspero e dono de 4 helicópteros, estava indignado por estar sendo tratado num aeroporto, como simples mortal e querendo tratamento "vip" argumentou ser um "Emissário de Deus".
Tempos atrás a referência do viajante brasileiro em terras estrangeiras eram o Banco do Brasil ou os escritórios da VARIG, hoje essa igreja domina o cenário mundial em se tratando de Brasil. É mais encontrada que nossas embaixadas ou consulados.
É sabido que a igreja católica é muito prudente na aceitação de milagres para a beatificação e canonização de novos santos. É preciso ter provas concretas, de no mínimo dois milagres.
Há poucos dias presenciei um desses pastores ironizando esse procedimento, gabando-se de realizar "milagres" em profusão, diariamente em seus cultos...Sem querer ser irônico,sugeriria que ele prega-se algumas horas nas sofridas filas da madrugada, de nossos hospitais públicos e minora-se o sofrimento do povo através de feitos curativos...
Minha sugestão é que nossas autoridades revejam a legislação que isenta as igrejas do pagamento de impostos e passem a tributá-las, uma vez que o país necessita de receitas, para substituir a finada CPMF ou evitar que a caderneta de poupança, último bastião da economia do povinho, passe a reter impostos.
O que essas igrejas conseguiram, é credibilidade e seus crentes dão suas contribuições mensais, o dízimo, com muito orgulho e é comum se ouvir " se eu pudesse daria mais..."
Já o governo para conseguir seus tributos, é coercitivo e só recebe, devido as punições que o contribuinte, inadimplente sofre. Investindo seus receitas bem,em obras uteis e meritórias, cuidando da saúde, segurança e educação do povo, expulsando os corruptos " do templo", tenho certeza que o povo pagará seus impostos de bom grado e " se pudesse, daria mais"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário