sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Turismo I - Ilhas Britânicas

Começo esta série de artigos algo desolado, pois por algum descuido lamentável um texto que levei cerca de 10 dias escrevendo , se perdeu. Acredito que o mesmo seria de bastante proveito para quem gosta de viajar, para os promotores de viagem, para as agências de turismo, guias, etc.
São experiências de quem viaja há mais de cinquenta anos, conhece 4 continentes, mais de 30 países em centenas de viagens, principalmente nacionais. A partir de 1972 efetuei cerca de 20 viagens internacionais e participei de 12 cruzeiros.Inclusive na década de 70 tive a felicidade de ensinar turismo numa faculdade, que infelizmente não mais existe.
No primeiro instante o desânimo foi mais forte e pensei seriamente em desistir, inclusive de colocar minhas experiências neste desprencioso meio de comunicação, que é meu blog.
Passado o impacto inicial resolvi retornar á atividade mas em vez de escrever um texto longo como um book de viagem, vou fazê-lo em doses homeopáticas, o que torna mais digerível a leitura.
Infelizmente por razões familiares fiquei por quase 10 anos sem viajar para o exterior, após ter tido a ventura de conhecer em 2002 as milenares civilizações japonesa e chinesa. Minhas viagens anteriores foram por razões profissionais ou por lazer.
Finalmente, superado meu problema familiar, no final de 2009 efetuei três cruzeiros pelas costas brasileiras.
Preparei-me então para uma nova aventura internacional e após cuidadoso estudo a escolha recaiu em excursão ás Ilhas Britânicas, com "grand finale" em Paris, que é uma festa que vale sempre a pena ser visitada.
Como não conto com ilimitados recursos financeiros, procuro fazer a viagem mais econômica possível, sem lançar mão porém, de conhecer o máximo das terras visitadas.
Escolhido o local começo a pesquisar os lugares mais interessantes a serem vistos, através da Internet, revistas especializadas como Viagem e Turismo, cadernos de turismo da Folha de São Paulo, Estadão, prospéctos de agências, contatos com quem já viajou nessas paragens, etc.
Recebo bastante material de viagem de agências que oferecem suas excursões e no caso optei por uma agência carioca, a Transmundi. Como gosto de tratar meus negócios "tete a tete", negociei minha viagem com a agência representante da Transmundi em São Paulo, a Mundo Viagens.
Embora tenha ótimas experiências de viagens durante Copas do Mundo, neste ano optei por viagem após o término da mesma, no caso em agosto.
Assisti ao glorioso final da copa de 94, numa cervejaria em Munique, num salão em que de um lado ficaram os brasileiros e do outro os italianos. Foi uma emoção só quando Roberto Baggio chutou seu penalti decisivo, nas alturas. Fizemos um carnaval nas ruas pacatas da capital da Baviera.
Em 98 porém, num hotel de Roma tivemos o dissabor de ver Zidane humilhar nossos jogadores.
Êste ano porém, já saímos decepcionados com Dunga e companhia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário